Cadeia produtiva é um conjunto de etapas consecutivas, ao longo das quais os diversos insumos sofrem algum tipo de transformação, até a constituição de um produtofinal (bem ou serviço) e sua colocação no mercado. Trata-se, portanto, de uma sucessão de operações (ou de estágios técnicos de produção e de distribuição) integradas, realizadas por diversas unidades interligadas como uma corrente, desde a extração e manuseio da matéria-prima até a distribuição do produto.A Association française de Normalisation (AFNOR) adota um conceito mais amplo, considerando a cadeia produtiva como um encadeamento de modificações da matéria-prima, com finalidade econômica, que inclui desde a exploração dessa matéria-prima, em seu meio ambiente natural, até o seu retorno à natureza, passando pelos circuitos produtivos, de consumo, de recuperação, tratamento e eliminação de efluentes e resíduos sólidos.
Compreende, portanto, os setores de fornecimento de serviços e insumos, máquinas e equipamentos, bem como os setores de produção, processamento, armazenamento, distribuição e comercialização (atacado e varejo), serviços de apoio (assistência técnica, crédito, etc.), além de todo o aparato tecnológico e institucional legal, normativo e regulatório - até os consumidores finais de produtos e subprodutos da cadeia. Assim, envolve o conjunto de agentes econômicos ligados à produção, distribuição e consumo de determinado bem ou serviço, e as relações que se estabelecem entre eles.
Cadeia produtiva da Moda


Marcas: Bee, Farm, Dress, Malwee, Hering, etc.
Cadeia Produtiva do Computador
Para montar um computador são necessários componentes provenientes de uma determinada origem, sendo essenciais componentes como placa mãe, sistema de ventilação e fonte de alimentação. Componentes como estes, provavelmente, podem ser desenvolvidos no Vale do Silício nos Estados Unidos. Entretanto, a montagem do computador pode ocorrer em alguma linha de produção na China, onde peças, como o chip, são produzidas na própria China ou são de origem indiana.Uma grande vantagem dos computadores é que são praticamente 100% recicláveis, componentes seus quando descartados de forma inadequada no ambiente, podem trazer grandes riscos a natureza. Quanto ao processo de reciclagem destes materiais, componentes do computador, este ocorre da seguinte maneira: Os equipamentos são recebidos por uma determinada empresa de reciclagem, onde são classificados e depois separados com base em seus componentes principais, como plástico, metais, cabos, embalagens e componentes eletrônicos, que incluem o HD, memórias e as placas de circuitos integrados. Todas as partes são descaracterizadas para prevenir o uso no mercado cinza. Após atingir uma quantidade determinada, estes materiais são acomodados em pacotes maiores, para facilitar armazenamento e transporte e, em seguida, são reintroduzidos no processo produtivo por meio de parceiros que utilizam estes materiais como matéria-prima. Em outras empresas ainda ocorre o processo de outros resíduos do processo fabril como embalagens plásticas, papel e papelão, que são acomodados em fardos, após passar por uma prensa industrial.
Samsung, Acer, Sony, Dell, são exemplos de empresas que realizam esse processo.
Cadeia produtiva da Carne

• Subsistema de apoio:- Os agentes fornecedores de insumos básicos e os agentes transportadores.
• Subsistema de produção da matéria-prima (produção agropecuária):- Empresas rurais que geram, criam e engordam os animais para o atendimento das necessidades das indústrias de primeira transformação; podem estar integradas em um único empreendimento ou dissociadas em empreendimentos diversos.
• Subsistema de industrialização:- Indústrias de primeira transformação: abatem os animais e obtêm as peças de carne,conforme as condições de utilização necessárias para os demais agentes da cadeia;
- Indústrias de segunda transformação: incorporam a carne em seus produtos ou agregam valor a ela.
• Subsistema de comercialização:- Atacadistas ou exportadores: efetuam o papel de agentes de estocagem e/ou de entrega, simplificando o processo de comercialização;
- Varejistas: efetuam a venda direta da carne bovina ao consumidor final, tais como supermercados e açougues; e
- Empresas de alimentação coletiva/mercado institucional ou aquelas que utilizam a carne como produto facilitador, como restaurantes, hotéis, hospitais, escolas, presídios e empresas de fast food.
• Subsistema de consumo:- Consumidores finais, responsáveis pela aquisição, pelo preparo e pela utilização do produto final. Determinam as características desejadas no produto, influenciando os sistemas de produção de todos os agentes da cadeia produtiva.
Assim como os subsistemas mencionados, o ambiente institucional influencia fortemente a competitividade dessa cadeia agroindustrial. Aspectos ligados com o comércio exterior, a evolução macroeconômica, a inspeção, a legislação e a fiscalização sanitárias, disponibilidade e confiabilidade de informações estatísticas, legislação ambiental, mecanismos de rastreabilidade e certificação, sistemas de inovação e outros relacionados à coordenação dos agentes condicionam fortemente a dinâmica competitiva da cadeia produtiva.
Cadeia Produtiva de Materiais Plásticos

A Cadeia Produtiva de Materiais Plásticos compreende desde os produtores de derivados de petróleo até os recuperadores materiais plásticos, e foi dividida em quatro elos principais: empresas de primeira geração, as Centrais de Matéria-Prima, produtoras de petroquímicos básicos, produtos resultantes da primeira transformação de correntes petrolíferas (nafta e gás natural); empresas de segunda geração, as Unidades de Polimerização, destinadas à produção de resinas, que são produtos intermediários, não somente para esta Cadeia, mas para todo o setor petroquímico; empresas de terceira geração, as Unidades de Transformação destinadas à produção de utensílios para os segmentos de alimentação, construção civil, automotivo. Este elo é formado por grupos de empresas que a montante na cadeia produtiva tem em comum os fornecedores e processos básicos de produção. A jusante, entretanto, pouco têm em comum, pois produzem os mais diversos tipos de materiais. E, por fim, as Recicladoras de Materiais Plásticos encarregadas de retroalimentar a cadeia produtiva através da captação, seleção e preparação dos resíduos plásticos para serem novamente utilizados.A cadeia produtiva também engloba outros segmentos que são indiretamente vinculados à produção, tais como: siderúrgicas; empresas metal mecânicas, além de outras empresas que fornecem algum tipo de produto ou serviço à cadeia. Estruturalmente, a indústria de transformação do plástico possui poucas barreiras à entrada de novos concorrentes, haja vista que as empresas que compõe o setor não são em sua maioria de grande porte, sendo, portanto, um setor muito competitivo. Em relação à competitividade e desenvolvimento tecnológico, o setor é relativamente frágil e pequeno, uma vez que as grandes indústrias de transformação são as que mais investem em tecnologia e equipamentos, e as micro e pequenas indústrias, que representam aproximadamente 94% do setor, tem uma parcela menor em investimentos e seus investimentos são direcionados principalmente para compra de equipamentos.
Indústrias como Bioplastic, Abiplast, Apack, são exemplos de marcas de materiais plásticos.
A cadeia produtiva dos automóveis é: Mineração produz o minério de ferro -- Siderurgia produz o ferro e o aço em lingotes e chapas -- Metalurgia produz os componentes: carburadores, rodas, amortecedores etc. -- Montadora produz o automóvel: Ford, GM, Volkswagen etc.-- Distribuidora a concessionária que vende o carro ao consumidor final.Nessas cadeias produtivas, os aumentos de preço vão sendo repassados para a frente, até chegar ao consumidor final.
Referências:
MIELKE, Eduardo J.C. - Análise da cadeia produtiva e comercialização do xaxim. 3.5. Conceito de cadeia produtiva
RODRIGUE, J.-P. - Commodity Chains and Freight Transportation
http://www.ceart.udesc.br/modapalavra/edicao1/artigos/cadeiaprodutiva_sandrarech.pdf
Cadeia produtiva do Automóvel

A cadeia produtiva dos automóveis é: Mineração produz o minério de ferro -- Siderurgia produz o ferro e o aço em lingotes e chapas -- Metalurgia produz os componentes: carburadores, rodas, amortecedores etc. -- Montadora produz o automóvel: Ford, GM, Volkswagen etc.-- Distribuidora a concessionária que vende o carro ao consumidor final.Nessas cadeias produtivas, os aumentos de preço vão sendo repassados para a frente, até chegar ao consumidor final.
Elos
Existe uma relação entre as cadeias produtivas do plástico,
automóvel, carne e computador.
O plástico par chegar a sua etapa final precisou passar por
vários procedimentos e ao final precisou do automóvel para chegar ao local de
venda e do computador para mandar para um software identificar a marca,
qualidade e etc.
A cadeia produtiva do vestuário, durante sua etapa passou
por uma confecção e usufrui do plástico para seus botões, linhas ou ate mesmo
enfeites, foi armazenada suas peças em um banco de dados de um computador e por
final foi levada de automóvel para seu destino final.
O automóvel tem elo com o plástico, comutador, vestuário,
pois ele precisou de um plástico sobre seus vidros e pontes visíveis para
proteger (já que é novo) precisou do vestuário para revestir seus bancos e
fazer peças, como por exemplo, o velocímetro e por final foi catalogado em um
software para fazer o balanço de quantos carros produzidos em uma fabrica, etc.
A carne passa por algumas cadeias produtivas, como a do
plástico que embala a carne após seu processo prontificação estar concluído e
pelo automóvel que leva a carne ao seu destino para que possa ser comercializada
e por ultimo, ela também passa pelo computador, para que possa ser armazenada
virtualmente e que o dono do estabelecimento que ela esta sendo comercializada
tenha controle do seu estoque de carne.
O computador tem uma relação com o plástico que confecciona
algumas peças e designer do computador, além de ser quem o envolve para
proteger e com o automóvel para que ele possa chegar ao seu ponto de vendas,
para que então possa ser comercializado.
Com isso, concluímos que as cadeias umas dependem das outras
de alguma forma, e que todas elas possuem um elo entre si.
Referências:
MIELKE, Eduardo J.C. - Análise da cadeia produtiva e comercialização do xaxim. 3.5. Conceito de cadeia produtiva
RODRIGUE, J.-P. - Commodity Chains and Freight Transportation
http://www.ceart.udesc.br/modapalavra/edicao1/artigos/cadeiaprodutiva_sandrarech.pdf
http://www.itautec.com.br/pt-br/sustentabilidade/ti-verde/centro-de-reciclagem
http://www.agais.com/manuscript/ms0107_agronegocio.pdf
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAADwYAG/redes-firmas-cadeias-produtivas
http://www.ecodebate.com.br/2011/11/23/pesquisa-realizada-ipt-abre-caminho-para-o-desenvolvimento-de-tecnologias-da-cadeia-produtiva-de-terras-raras/
http://convergecom.com.br/tiinside/20/05/2013 /compras-de-ti-sustentaveis-garantem-operacao-mais-eficiente/#.UfvwJZJJNeE
http://www.iica.org.br/Docs/CadeiasProdutivas/Cadeia%20Produtiva%20da%20Carne%20Bovina%20c%20capa.pdf
http://www.fiepr.org.br/fomentoedesenvolvimento/cadeiasprodutivas/uploadAddress/PL%C3%81STICOS[19544].pdf
http://www.google.com.br/imgres?
sa=X&biw=1517&bih=666&tbm=isch&tbnid=2gt69erbKiVhAM:&imgrefurl=http://www.h2brasil.com/parte-1/1-2-2-a-cadeia-de-suprimentos-das-montadoras&docid=hB8pJuoZs9P18M&imgurl=http://www.h2brasil.com/resources/Document6.png&w=884&h=499&ei=vXQRUrnhBsWu4API0YG4Ag&zoom=1&ved=1t:3588,r:0,s:0,i:79&iact=rc&page=1&tbnh=163&tbnw=281&start=0&ndsp=18&tx=131&ty=99
http://www.google.com.br/imgres?start=479&sa=X&biw=1517&bih=714&tbm=isch&tbnid=Gt3UmW-w1RR14M:&imgrefurl=http://ambientes.ambientebrasil.com.br/residuos/reciclagem/reciclagem_de_plastico.html&docid=II2sGGKm4k4NfM&imgurl=http://ambientes.ambientebrasil.com.br/residuos/reciclagem/midia/imagens/571.gif&w=380&h=244&ei=wmkRUpybJPPJ4AOjuoDYDA&zoom=1&ved=1t:3588,r:94,s:400,i:286&iact=rc&page=20&tbnh=170&tbnw=257&ndsp=26&tx=177&ty=83